sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Como diminuir o consumo de água

Bem, há anos que na minha casa, com três adultos, gastamos abaixo de 10 metros cúbicos por mês.

Hoje quase não vejo como diminuir ainda mais o consumo de água, a não ser tentando fazer coisas estranhas e por vezes sem sentido.

Foi sugerido num programa de rádio colocar um balde no chuveiro, então seria possível reutilizar parte da água, aquela primeira água onde somente nos molhamos antes de aplicar shampoo ou sabonete sobre o corpo. Ou talvez desligar a torneira enquanto ensaboamos a louça na pia.

Na cidade onde moro, tempos atrás, chegávamos a ficar até dois dias sem água, até que a Sabesp comprou a distribuidora de água local. Portanto, se houver racionamento, estamos mais ou menos preparados, pois já tivemos experiência no passado.

Em casa, o gasto de água sempre foi significativo devido a animais domésticos e muitas plantas. Para ambos, existe um consumo considerável e diário de água, e quase nada pode ser feito a respeito.

De maneira efetiva, a única coisa que talvez fosse trazer resultado seria armazenar a água da chuva, mas teria de fazer algum investimento em sistemas de armazenagem, e ainda limitado ao pouco espaço disponível que temos.

A curto prazo, a única fonte de economia de água: banhos mais rápidos, usar a máquina de lavar na capacidade máxima e talvez comprar uma máquina de lavar louça usando sempre na capacidade máxima. E certamente terei de deixar de lavar o carro pelos próximos 6 meses, no mínimo, quando espero que o sistema de abastecimento de água tenha se recuperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário