terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Imperialismo empresarial: as grandes empresas nos dominam

No mundo atual, nossa renda tem dois grandes destinos: impostos para o governo e consumo de produtos de grandes empresas.

Gigantes do varejo, como Wal-mart e lojas do Grupo Pão de Açúcar levam quase que a totalidade de nossa renda disponível. Então, elas detém poder descomunal frente aos governos e a nós consumidores. Em certo grau, eles determinam o produto, o preço, o local, o momento e a forma que consumimos. Tentar comprar um produto de uma marca específica pode ser tarefa impossível. Pense, por exemplo, num TV Panasonic, você não encontrará, ainda que o produto tenha qualidade superior as outras marcas mundiais.

Estes grandes varejistas ditam também o que comemos. Existem inúmeras variedades de laranja, por exemplo, mas se você for ao hipermercado, você encontrará apenas a tal laranja pera. Tente comprar queijo mascapone, aposto que não encontrará.

E o domínio entra também no mundo digital, gigantes como Google, Facebook e Apple parecem saber tudo sobre nós, e eventualmente ainda nos cobram algum serviço para tanto.

Por esta razão, sempre que posso busco comprar em locais alternativos, muitas vezes optando pelo pequeno comérciante, que é capaz de oferecer um serviço muito bom, muitas vezes melhor que as grandes empresas podem proporcionar. Senão, fico com a impressão de ter sido "escravizado" pela grande corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário