No Tweeter, o Maurício de Souza avisou que em breve a Justiça brasileira tomará medidas legais contra os blogs que disponibilizam publicações dele na internet.
Acho infeliz a medida. Se tomarmos, por exemplo, algum colecionador que possua edições muito antigas dele, que mal haveria na divulgação deste material? Tenho certeza que se o download fosse permitido, mais provavelmente isto traria muito mais interesse e visibilidade para as novas revistinhas, vendidas em bancas de jornais e por assinatura.
Ainda falta a alguns setores da inústria um melhor entendimento sobre o relacionamento com público e blogueiros, que muitas vezes nem ganham dinheiro.
Mover uma ação contra estes blogueiros atinge exatamente admiradores e entusiastas dos quadrinhos, provavelmente gente que comprou e acompanhou os quadrinhos.
A solução seria melhor se fosse negociada, estabelecendo limites e critérios sobre o que poderia ser disponibilizado. Se você tomar as edições, digamos, de 30 anos atrás, este material teria interesse basicamente a um nicho muito específico de mercado, duvido que tenha algum efeito sobre as publicações atuais. Mas ao permitir, e quem sabe incentivar, a troca destes arquivos antigos entre as pessoas, ele não traria de volta mais gente ao mercado atual?
Eu acho que quem deveria reclamar seriam os proprietários de sebo, estes sim poderiam ser prejudicados. Ou talvez os detentores de direitos autorais possam vir a considerar que devam receber parte das receitas dos sebos como direitos autorais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário