Bem, existem alguns poucos sites em português que disponibilizam algumas histórias em quadrinhos para download, de graça. A pergunta que a gente se faz é se isso é ilegal ou não.
O principal fator é o relativo desinteresse das pessoas em geral por histórias em quadrinhos. Quantas crianças ainda curtem os quadrinhos? Adolescentes, menos ainda, pois heróis da Marvel ou DC Comics fazem muito mais sucesso na TV ou cinema. Adultos nem pensar, talvez existam uns poucos que guardam alguns exemplares como mera curiosidade, mas só isso.
Revistas em quadrinhos talvez tenham vivido seu auge a 30 40 anos atrás, tempo em que as mídias eletrônicas ainda não possuíam o poder dos dias de hoje.
Considerando publicações que existem há praticamente 50 anos, existem gibis que contém mais de 1.000 edições diferentes, por exemplo as revistinhas Disney publicadas pela Editora Abril. Não há a menor possibilidade de qualquer um de nós tentar comprar estas publicações da editora, nem existe a menor sombra de intenção de fazer re-edições destas revistas. Então, só existe a possibilidade de comprar em sebos ou diretamente de algum colecionador.
Bem, se quem detém os direitos sobre a publicação não tem interesse na publicação ou distribuição....
A nós cabe apenas tentar preservar este tipo de arte. Eu percebo que a cada dia há menos interessados na leitura de quadrinhos, o acaba com o incentivo para editoras lançarem as revistas. Menos revistas, resulta em menos leitores, menos leitores menos revistas, pronto criado um círculo vicioso.
Eu aprecio demais estes sites que preservam as histórias em quadrinhos. Sempre consumi muitos gibis, desde que aprendi a ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário