segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Como desperdiçar dinheiro

É fácil, só não se planejar na hora de fazer e compras e não escolher adequadamente a loja.

Foi exatamente o que fizemos de errado. Fomos a uma linda loja do Pão de Açúcar, e eu comecei a comprar os itens básicos, algumas frutas e um pouco de carnes. Quase acabando as compras, passamos perto da seção de pães e doces, e lá minha mulher pegou duas latinhas de doce, artesanais, lindamente embrulhadas, em uma latinha reutilizável de alumínio e singelamente enroladas em um belo pedaço de tecido. Inegavelmente, muito bonita.

Bem, hoje, cerca de 10 dias depois, o doce continua lá, tirei um pedaço para experimentar, não gostei. Ou seja, está determinado a estragar antes que qualquer um de nós consiga consumir.

Na verdade, pegamos 2 latinhas de doce, abri uma, a outra continua lá, do jeito que veio da loja, e assim ficará até estragar-se, provavelmente.

E é deste jeito que estas grandes lojas levam a vida. A grande margem de lucro vem destes poucos produtos, que fisgam os clientes menos avisados, e que acabam comprando coisas totalmente inúteis.

Se eu for olhar o cupom fiscal das compras que fizemos, com certeza tem muito mais coisa que a gente comprou de forma totalmente desnecessária.

A tática no Pão de Açúcar é oferecer estes produtos diferenciados, como flores, pães e doces especiais, além de vários produtos importados. Já em lojas como Wal-Mart, a técnica é oferecer uma ampla variedade de produtos. Nos itens mais comuns, o prço é muito competitivo, nos itens "supérfluos" certamente tiram toda a diferença em cima do cliente.

Como regra geral para economizar em alimentos, basta fugir de todas as formas de produtos congelados é pre-preparados. Evite ficar andando por todos os corredores do mercado, e vá sempre com uma lista de compras nas mãos, e mantenha-se nela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário