terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Como conseguir o desconto de 30% da Sabesp?

A falta de chuvas fez o reservatório Cantareira reduzir-se a níveis críticos. Então, a idéia da Sabesp foi oferecer o desconto para quem conseguir reduzir em 20% o consumo de água.

No meu caso pessoal, uma casa, três pessoas, ja´estamos abaixo de 10 metros cúbicos por mês. Ficamos, é claro, o dia inteiro fora, voltamos para casa apenas para dormir e tomar banho. Desta forma, só temos a alternativa de tentar economizar no banho. Em vez de 10 minutos, teríamos de conseguir o banho em 8 minutos. Na teoria, possível, mas no dia a dia, inviável. A menos que a gente molhe o corpo, desligue o chuveiro, passe o sabonete no corpo todo e depois rapidamente nos enxaguemos. Como eu disse, em teoria possível, na prática inviável, se não acreditar tente. Inviável tentar também lavar a louça com esponja e depois tentar enxaguar tudo de uma só vez. A esponja ficará impregnada de alimentos, gordura e perderá eficiência. Ao usar água durante a lavagem, a água corrente ajuda a remover e levar os resíduos para longe. Sem água, a espoja fica saturada de sujeira.

Infelizmente, não vejo como conseguir reduzir ainda mais meu consumo de água.

O que a Sabesp precisaria é ter investido maciçamente. A água que consumimos deveria ser tratada, e de alguma retornar ao sistema. O relevo do estado de SP é inclinado para o interior, então na cidade de SP chega pouquíssima água.

Outro investimento necessário, seria trazer água da região do Vale do Ribeira, que ainda tem água em relativa abundância.

Hoje quase toda a água da cidade vai embora, via Rio Tietê, por exemplo. Melhor seria armazenar e re-utilizar toda a água possível inclusive de chuvas, e sempre que possível devolver o máximo possível da água tratada de volta ao sistema de abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário