O ar condicionado é motivo de imensa discórdia entre as pessoas. Em geral, as mulheres preferem uma temperatura mais alta, crianças e bebês não se dão muito bem com temperaturas muito baixas. Também tem problema do choque térmico, a gente vem da rua, onde geralmente está muito quente, ao entrar no recinto com ar condicionado, tomamos uma diferença de 5 a 10 graus entre a temperatura externa e interna.
Pra piorar, os aparelhos de ar condicionado retiram muita umidade do ar. Um aparelho que temos aqui retira fácil um balde de água do ar ambiente. E precisa ser constantemente limpo, pois os filtros do ar condicionado são um paraíso para fungos, poeira e poluição.
Eu uso, junto com ar condicionado, uso um climatizador. O climatizador é um ventilador que utiliza um sistema de evaporação de água. A água, ao evaporar, retira calor do ar. E ao umedecer o ar, gera uma sensação de conforto ao respirar. A OMS, por exemplo, recomenda umidade relativa do ar superior a 60%. Aqui em São Paulo, chegamos a ficar em 20% na época da seca.
Fato é que não dá para ficar sem ar condicionado. Pois usar só umidificadores não é viável, pois eles não conseguem reduções grandes de temperatura, e como trabalhamos com roupas, não gostaríamos de elevar demais a umidade dentro da loja, sob risco de proliferação de fungos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário